Publicidade

Você pode acessar o Registrato Bacen através do seu celular sem nenhuma complicação. Com a ajuda desse serviço os cidadãos podem obter informações sobre a sua vida financeira.

Pessoas jurídicas também podem acessar o sistema, além disso, os dados são mantidos em sigilo conforme a LGPD.

Publicidade

O que é o Registrato Bacen?

O Registrato (Extrato de Registro de Informações no Banco Central), é um sistema disponibilizado gratuitamente para os brasileiros.

Para checar as informações financeiras é só usar o auxílio do computador ou celular. Lançado em 2014, também está liberado para pessoas físicas.

Publicidade

Apenas podem consultar os relatórios o próprio contribuinte ou alguém autorizado, os acessos indevidos são bloqueados, proporcionando maior segurança aos usuários.

Quais informações podemos consultar?

Com o Registrato Bacen, podemos averiguar diversas informações importantes relacionadas a nossa vida financeira, por exemplo:

● Histórico financeiro;
● Informações sobre os relacionamentos com instituições financeiras;
● Dívidas com órgãos públicos federais, inscritas no Cadin Federal;
● Operações de crédito;
● Todas as contas abertas que o cliente possui;
● Movimentações financeiras
● Fraudes desconhecidas;
● Empréstimos;
● Chaves Pix cadastradas;
● Cheques sem fundos;
● Compra ou venda de moeda estrangeira e dados sobre transferências internacionais.

Quais benefícios o sistema oferece?

Através desse sistema os contribuintes podem ter mais controle sobre a sua vida financeira, podendo evitar fraudes e cobranças indevidas.

Por exemplo, todos os empréstimos e financiamentos podem ser verificados de maneira detalhada, assim, você pode montar um planejamento financeiro completo.

O Registrato também está liberado para empresas, que desejam fazer a análise de crédito para a liberação de um empréstimo ou financiamento.


Além disso, você também pode se interessar:

Passo a passo para consultar BPC pelo seu CPF

FGTS e o INSS: O que são, diferenças e para que servem?


Este sistema é um complemento para consultas em órgãos de proteção ao crédito, com estes recursos você consegue saber se o seu nome está negativado e onde entrar em contato para regularizar.

Passo a passo para acessar

Primeiramente, para acessar qualquer serviço do Governo, é necessário ter o cadastro no portal Gov.br, em seguida, faça os passos abaixo:

  1. Entre na área de login do Registrato;
  2. Depois acesse “Entrar com Gov.br”;
  3. Coloque o seu login CPF e senha no Gov.br, caso não tenha cadastro, preencha o formulário;
  4. Libere as autorizações;
  5. Para as contas que não possuem o nível de prata ou ouro, siga os passos indicados para elevar o nível.

Como ter conta Ouro e Prata?

Para garantir um bom nível de segurança, é importante que você siga os passos a seguir:

● Prata: faça o Reconhecimento facial com o aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH), para que seus dados sejam validados via internet banking de um banco credenciado, ou então, com o usuário e senha do SIGEPE, para quem é servidor público federal;
● Ouro: também é importante ter Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE), com isso, os dados são validados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Conclusão

Portanto, o Registrato Bacen é mais um recurso importante para empresas e pessoas físicas.

Além disso, facilita o controle da sua vida financeira e com isso, que haja fraudes em seu nome. Sendo assim, você pode consultar suas informações clicando em Gerar Relatório.