Publicidade

Esta é uma tecnologia que utiliza a criptografia para proteger as informações dos clientes, através do Contactless podemos pagar por aproximação.

Ou seja, sem a necessidade de utilizar maquininhas, atualmente, existem muitos aplicativos que oferecem esta funcionalidade.

Publicidade

O que é o Contactless?

O pagamento por aproximação está cada vez mais comum, na maioria dos estabelecimentos já não se utiliza mais a maquininha tradicional.

O meio de pagamento sem contato, está se tornando popular também no Brasil, para que este procedimento seja possível, o cartão deve ter um chip de comunicação sem fios.

Publicidade

Esta tecnologia também tem o nome de Near Field Comunication. Um cartão com este tipo de função pode ser facilmente identificado, já que contém 4 ondas que sugerem a transmissão sem fio.

Como estes cartões funcionam?

Através do mecanismo de Contactless, não há necessidade de inserir cartões nas maquininhas, basta uma simples aproximação para concluir a operação.

Porém, devemos lembrar que, as operadoras estabelecem um valor máximo, para a tecnologia funcionar.

Também é importante não se esquecer que cada operadora de cartão de crédito possui as suas regras.

Sendo assim, o estabelecimento deve disponibilizar esta tecnologia para finalizar e concluir a operação.

Quais as vantagens que eles podem oferecer?

Além de praticidade, há outras vantagens que a tecnologia por aproximação pode disponibilizar:

Pagamento com mais agilidade

O pagamento por aproximação é a forma mais ágil de receber valores. As transações de pagamento são feitas rapidamente, pois não há necessidade de incluir a senha para que o pagamento seja aceito.

Durabilidade do cartão

O contato físico do cartão é diminuído, assim a sua vida útil é válida.

Isso porque, quando evitamos a inserção da maquininha, podemos impedir danos no cartão. Ou seja, para esta modalidade de pagamento, podemos utilizar os cartões digitais.

Utilizar maquininhas sem SLOT

Com o Contactless, podemos utilizar máquinas sem SLOT, que é exatamente aquela abertura de inserção de cartão.

Estes modelos de máquinas são bem menores do que os modelos tradicionais, o delivery é o estabelecimento que mais utiliza este tipo de máquinas.

Não há contato humano nas operações

Com a pandemia do COVID, este sistema se espalhou para impedir que haja contato humano.

Dessa forma, é possível evitar a contaminação nas superfícies, também por outros vírus e bactérias.

Quais cuidados os clientes devem tomar?

Esta tecnologia pode ser utilizada em smartphones e smartwatches, todavia, é necessário habilitar o mecanismo no aplicativo em sua conta digital.

Com a criptografia, a clonagem de cartão torna-se mais difícil, se você perder o cartão ou o seu celular, informe imediatamente a sua operadora.

Para quem é dono de estabelecimento, caso você suspeite de alguma operação, basta pedir para os clientes confirmarem o procedimento com senha, procure manter o aplicativo do banco atualizado e mude as senhas de 15 em 15 dias.

Quais as diferenças entre Contactless E NFC?

Para efetivar a transação financeira, somente é necessário aproximar o cartão, para o Contactless, no caso do NFC é o termo utilizado para a tecnologia que utilizamos nos celulares, que podem ser cartões, relógios e pulseiras.


Além disso, você também pode gostar:

Como ganhar dinheiro assistindo vídeos em 2023?

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito? Confira 7 opções!


Conclusão

Portanto, os meios de pagamento estão em constante evolução e o Contactless é apenas uma amostra do que ainda está por vir, contudo, para evitar golpes é necessário que os consumidores também tenham cuidado com os seus celulares e deixem os cartões em local seguro.