Publicidade

O REFIN é um serviço disponível pelo Serasa, é um banco de dados de pessoa física e jurídica, para informar quais são os débitos em instituições financeiras.

O serviço de proteção ao crédito é um procedimento comum no Brasil, é através dele que os serviços financeiros são liberados para os clientes.

Publicidade

O que é o REFIN?

Trata-se de um serviço que as empresas podem consultar para verificar possível pendência financeira.

Este sistema é parecido com o Pefin, e permite consultar os débitos de outras instituições financeiras. Sendo assim, o processo de inclusão e consulta de dívidas é realizado através da internet.

Publicidade

Como funciona?

Todas as empresas que estão inseridas no mercado de crédito podem fazer a consulta para verificar o histórico do consumidor.

Dessa forma, é possível entender o gerenciamento de risco que cada consumidor pode trazer para a sua empresa, com o objetivo de resguardar o seu patrimônio.

Como adicionar informações?

Quem faz as consultas no banco de dados também pode adicionar o nome de algum cliente. Por exemplo, os clientes com dívidas no cartão de crédito podem ter seu nome incluído.

Porém, é necessário comunicar o cliente inadimplente através de carta-comunicado. Sendo assim, os clientes tem um prazo de 5 a 10 dias úteis para negociar uma quitação da dívida.

Se não regularizar a situação no prazo previsto, então o SPC deve incluir o nome do cliente no banco de dados.

Este processo deixa o nome do cliente sujo até que ele finalmente pague a dívida.

Para manter a sua vida financeira em dia, e assim, evitar este transtorno, é necessário que você aprenda sobre educação financeira. Ou então, utilize aplicativos financeiros diretamente no seu celular.

Quais as suas vantagens?

No entanto, o REFIN possui algumas vantagens para consumidores e empresas, veja quais são essas vantagens:

Diminuição de custos

A inclusão de uma dívida no cartório pode ter um custo muito alto para as empresas, isso também pode afetar o consumidor, neste sistema da Serasa o processo por sua vez, é menos burocrático.

Praticidade

Em uma única ferramenta é possível encontrar informações importantes para a aprovação de crédito.

Sem contar que tudo acontece de forma online, com apenas alguns cliques.

Recuperação de crédito

Boa parte das dívidas não pagas podem ser recuperadas com a ajuda desse sistema, além disso, o custo/benefício é mais vantajoso do que contratar uma empresa de cobrança, por exemplo.

Segurança

O REFIN está em conformidade com a LGPD e também pode ser utilizado como forma de comprovar o débito, quando houver algum processo na justiça, por exemplo.

Existe diferença entre REFIN e financiamento?

O REFIN é um serviço de proteção ao crédito, também popularmente conhecido como Serasa, sua missão é auxiliar as empresas para que possam entrar em contato com os clientes com débito em aberto.


Além disso, você também pode se interessar:

O que é ChatGPT: como funciona e como acessar a ferramenta

Cartão de crédito com limite alto – Os 10 melhores


Por outro lado, o refinanciamento possibilita renegociar dívidas diretamente com os credores, sem a necessidade de ter intermediários. A inclusão do nome no sistema, pode diminuir o seu score, o que reduz também a possibilidade de aquisição de novos créditos.

Conclusão

Portanto, o REFIN é mais um recurso disponível pelo Serasa para facilitar a vida das empresas.

Com este sistema, as empresas possuem um maior controle dos clientes com dívidas em aberto, não esqueça de encaminhar a carta-comunicado para os seus clientes.