Publicidade

Se você está endividado(a) então é importante aprender sobre educação financeira. Com apenas algumas medidas de ajustes no seu orçamento já é possível sentir sinais positivos.

Por isso, apresentaremos algumas dicas abaixo que você pode aplicar em sua empresa ou em sua casa para melhorar o seu orçamento.

Publicidade

Como aprender sobre educação financeira? Confira 7 dicas práticas!

Para adquiri um carro, apartamento, ou simplesmente viajar, é necessário que haja planejamento, para aplicar a educação financeira na prática, basta seguir os passos abaixo:

1.° Aprenda a guardar parte de sua renda

Infelizmente no Brasil, muitos brasileiros não possuem o hábito de poupar. No entanto, é conveniente que você aprenda a reservar cerca de 10% do seu salário pelo menos.

Publicidade

Para aqueles que possuem uma renda regular, é possível reservar pelo menos 1/10, para cobrir despesas emergenciais.

2.° Mantenha um controle dos seus gastos

Este tipo de controle pode ser feito com aplicativo de celular. Ter uma planilha de orçamento é de extrema importância para a educação financeira.

Dessa forma, você consegue listar todas as despesas para eliminar os gastos desnecessários.

As despesas dentro do seu orçamento equivalem a (9/10) de toda a sua renda, incluindo freelancers e horas extras.

Portanto, cuide da sua agenda de contas e evite juros do pagamento em atraso.

3.° Tenha outras fontes de renda

Com a internet, é possível conciliar o CLT com outras formas de trabalho, os investimentos são uma alternativa para quem tem um pouco mais de entendimento.

Porém, há muitas maneiras de ter uma fonte de renda extra com a internet.

Caso o seu foco seja lidar com investimentos, é importante criar uma carteira de investimentos e contar com a ajuda de um especialista, estude os objetivos de curto, médio e longo prazo.

4.° Cuidado com as perdas e saiba como proteger seu dinheiro

Para quem deseja entrar no mercado de investimentos é de extrema necessidade ter muito cuidado com os altos ganhos, não confie demais nas soluções milionárias, para evitar apuros é necessário verificar informações como: risco, retorno, liquidez, reputação da instituição.

5.° Crie uma rotina para ganhar, economizar, investir

Para começar a criar reservas financeiras, você deve aprender a ganhar, economizar e investir, isso torna-se um hábito para a sua rotina, tenha cuidado para não terminar o mês totalmente zerado ou com dívidas, isso é sinal de que sua vida financeira não vai bem.

6.° Desenvolva orçamentos

Este procedimento é totalmente válido para pessoas físicas e empresas, afinal, em ambos os casos o orçamento é necessário, com um bom orçamento podemos detectar:

7.° Escolha um gerenciador financeiro

Atualmente, podemos aprender sobre educação financeira de maneira natural, através de aplicativos financeiros, com a ajuda desses aplicativos temos total controle do nosso patrimônio, há ainda, o controle de receitas e despesas, tudo em um único ambiente.


Além disso, você também pode se interessar:

O que é contactless? Veja como funciona a tecnologia dos cartões!

REFIN: Entenda o que é e como impacta seu score?


Conclusão

Portanto, a educação financeira é uma disciplina que deveria ser obrigatória nas escolas desde o pré-primário, para as crianças se acostumarem com os números desde muito pequenas, atualmente, podemos encontrar blogs, cursos gratuitos para aprender mais sobre este tema e garantir uma boa saúde financeira.